Estes símbolos do mercado de papel de parede indicam pontos importantes como durabilidade, cuidados de manutenção e limpeza, resistencia a água, resistencia a chamas, e orientações para instalação.Veremos a seguir o que estes pequenos e importantes ícones querem informar e a importância de cada um deles:
Classificação de Limpabilidade:
Resistência à luz
Cola na parte de trás do papel.

DIN EN 13501-1 (União Europeia) - A norma classifica os materiais de construção, do incombustível (A1) a F, com selos adicionais para fumo e gotas inflamadas. Ex: "B s1 d0"
DIN 4102-1 (Alemanha) - Norma alemã que avalia a reação ao fogo dos materiais, classificando de "incombustível" a "fácilmente inflamável".
ASTM E84 (EUA) - Norma dos EUA que avalia a resistência ao fogo, classificando os materiais em três classes, sendo a Classe A (ou I) a mais protetora.
NFPA 286 (EUA) - Norma que avalia o desempenho dos materiais em situações reais de incêndio. Ideal para ambientes com alta exigência de segurança.
CAN/ULC S102 (Canadá) - Norma canadense que avalia a propagação da chama e a produção de fumaça em materiais de construção.
NR-23 (Brasil) - Norma reguladora que define requisitos para materiais resistentes ao fogo em edifícios públicos.AS 5637.1:2015 (Austrália) - Norma australiana que avalia a resistência ao fogo de revestimentos de paredes e tetos
ISO 5660 (Austrália e Nova Zelândia) - Norma internacional que avalia as características críticas do comportamento ao fogo
NF P 92 503-507 (França) - Norma francesa que classifica os materiais de construção de M0 a M4.

CE (União Europeia) - Certifica que o produto cumpre as normativas de segurança, saúde e proteção ambiental da UE, incluindo requisitos contra incêndios.
UKCA (Reino Unido) - Certifica que o produto está em conformidade com as normas britânicas de segurança, saúde e ambiente, substituindo a marca CE no Reino Unido.
UL-AU Mark (Austrália e Nova Zelândia) - Certificado emitido pela Underwriters Laboratories, garantindo o cumprimento das normas locais de segurança, desempenho e ambiente.

Vinyl Plus (União Europeia) - Iniciativa que garante que os papéis de parede certificados são fabricados com PVC sustentável, sem ftalatos ou metais pesados, e cumprem as normas de reciclagem.
Blue Angel Eco Label (Alemanha) - Rótulo ecológico oficial da Alemanha que certifica um baixo impacto ambiental e o uso de materiais sustentáveis.
Emissions dans l’air intérieur (França) - Desde 2012, os produtos devem cumprir os regulamentos de COV conforme o Decreto nº 2011-321.
DICL (Dinamarca) - Certificação que garante mínimas emissões de COV e ausência de substâncias nocivas ao longo do tempo.
M1 (Finlândia) - Rótulo finlandês que certifica baixos níveis de emissão de COV, formaldeído e amoníaco conforme normas internacionais.
Phthalate-Free - Indica que o papel de parede foi fabricado sem ftalatos, garantindo maior flexibilidade e menor toxicidade.
Greenguard (EUA) - A certificação GREENGUARD analisa mais de 10.000 COV, garantindo baixas emissões para melhorar a qualidade do ar.
Greenguard GOLD (EUA) - Norma mais rigorosa do programa GREENGUARD, com limites apertados para emissões, ideal para escolas e ambientes de cuidados de saúde.
LEED (Estados Unidos/México/Global) - Sistema global que certifica a sustentabilidade dos materiais com base em baixas emissões de COV.
SCS Indoor Air Quality (EUA) - Certifica que o papel de parede cumpre rigorosos padrões de baixas emissões de COV.


Os selos de qualidade desempenham um papel super importante na orientação dos consumidores para produtos seguros e ecológicos que cumprem normas elevadas de segurança, sustentabilidade e desempenho.

Ecolabel (UE)
Certificação oficial da UE que identifica papéis de parede com baixo impacto ambiental e conformidade com o Regulamento REACH.

IGI (Global)
Aprovação da International Wallcovering Manufacturers Association para papéis de parede com elevados padrões de qualidade.

FSC 100% (Global)
Certificação que garante que o papel de parede é fabricado inteiramente com madeira ou derivados de florestas certificadas pelo FSC.

FSC Recycled (Global)
Garante que o papel de parede é feito inteiramente a partir de materiais reciclados, reduzindo o uso de matérias vírgenes.

FSC Mix (Global)
Fabricado a partir de uma combinação de materiais certificados pelo FSC e materiais reciclados.

OEKO-TEX® STANDARD 100 (Global)
Certificação que garante que o papel de parede está livre de substâncias nocivas, como metais pesados, pesticidas e formaldeído.
OEKO-TEX® MADE IN GREEN (Global)
Certificado de acordo com o OEKO-TEX® Standard 100, produzido em instalações certificadas por OEKO-TEX STeP.
OEKO-TEX® GRÜNEN KNOPF (Alemanha/União Europeia)
Certificação expedida pelo governo alemão que garante altos padrões de sustentabilidade e responsabilidade social.

Nature Plus (Alemanha/EU)
Certifica que o papel de parede foi avaliado em termos de proteção ambiental, baixas emissões de COV e segurança para a qualidade do ar interior.

RAL (Alemanha)
Emitido pela Gütegemeinschaft Tapete e.V., garante que o papel de parede foi aprovado nos rigorosos testes de qualidade, segurança e normas ecológicas.

Imprim'Vert (França)
Certificação ambiental francesa que garante o cumprimento de rigorosas normas ambientais, incluindo a eliminação segura de resíduos perigosos.

Nordic Swan Ecolabel (Escandinavia)
Certificação introduzida pelo Conselho Nórdico que exige altos padrões ambientais, de saúde e de qualidade.

Ecologo (Canadá)
Certificado pela UL, avalia todo o ciclo de vida do papel de parede garantindo rigorosos critérios de sustentabilidade.

PEFC (Global)
Garante que os produtos de madeira provêm de florestas geridas responsavelmente e cumprem elevados padrões ambientais, sociais e éticos.

B Corporation (Global)
Certifica que os produtos são fabricados de forma ética, ecológica e com impacto positivo na sociedade.

Cradle to Cradle (Global)
Certifica que o papel de parede não contém substâncias nocivas e pode ser reciclado de forma segura, com energia renovável.

Facts (Estados Unidos da América)
Administrado pela Association for Contract Textiles, assegura rigorosos critérios de uso de recursos e qualidade do ar interior.

Climate Neutral Certified (Global)
Reconhece empresas e produtos que alcançaram neutralidade de carbono por meio de processos sustentáveis.

Ecovadis (França)
Avalia o desempenho de sustentabilidade das empresas em áreas-chave, como práticas ambientais e éticas.

Rótulo Ecológico ABNT (Brasil)
Certificação ambiental reconhecida no Brasil, garantindo que o papel de parede cumpre rigorosos padrões ecológicos.

BREEAM (Reino Unido)
Sistema de avaliação e certificação de sustentabilidade desenvolvido no Reino Unido.

Programa de certificação ambiental da América do Norte, abrangendo reciclabilidade e fabricação sem emissões de carbono.

Masters of Linen (União Europeia)
Garante que o papel de parede de linho é fabricado inteiramente na Europa com 100% de linho europeu.

Green Label (Israel)
Rótulo ecológico oficial do Standards Institution of Israel, indicando que o papel de parede é mais amigo do ambiente do que os seus concorrentes.

GECA Green Label (Austrália)
Garante processos de produção sustentáveis, baixas emissões de COV e uso de materiais não tóxicos.

ECNZ (Nova Zelândia)
Rótulo ecológico oficial da Nova Zelândia, detido e respaldado pela Environmental Choice New Zealand.
